sexta-feira, 12 de setembro de 2014

No mapa do futsal outra vez, Jaraguá desperta após hegemonia nacional

Com 47 títulos em 10 anos, equipe do Norte de Santa Catarina volta a ter campanha entre os primeiros da Liga e busca reacender a paixão nos torcedores da cidade

No dia 3 de dezembro de 2010, chegava ao fim a história vencedora de Jaraguá no futsal. Após 10 anos e 47 títulos, o patrocínio da Malwee para a equipe do Norte de Santa Catarina foi cortado. A cidade, que elegeu o futsal como primeiro esporte, ficou órfã. A saudade de Falcão, Lenísio, Leco e outros grandes nomes que passaram, no entanto, parece dar sinais de que vai acabar. Ao menos essa é a vontade do atual elenco catarinense. Prova disso é a campanha na Liga Futsal na temporada atual, com 10 vitórias, dois empates e nenhuma derrota, um aproveitamento que beira os 90%.
Os números positivos de Jaraguá vêm desde o início da temporada. Após dois anos com campanhas mais discretas, a equipe do Norte foi vice-campeã estadual em 2014, ao perder para o grande rival Joinville na decisão. Se não fez comemorar um título ainda, reavivou o sentimento de orgulho na cidade e estimulou o público a comparecer na Arena. 
- Essa nossa campanha durante todo o ano fez com que a cidade despertasse para o futsal novamente. A gente sente isso nas ruas, o povo está animado. No último jogo colocamos quatro mil pessoas no ginásio e a tendência é que melhore - planeja o ala Oito Meia, um dos destaques da equipe.

O também ala Pepita está no clube desde a temporada 2013. Em um ano, sentiu que o crescimento de público acompanhou a expectativa por bons resultados e o clima de amor pelo futsal está latente na cidade. 
- Aqui já teve uma hegemonia que durou mais de 10 anos, estamos conseguindo resgatar essa história. Joguei em muito lugar grande, mas aqui é diferente, a Arena Jaraguá é diferenciada. Estou desde o ano passado e melhorou muito, a torcida está com fiando no trabalho e vamos tentar resgatar essa paixão - promete o jogador.

DE FALCÃO A LECO, JARAGUÁ É PALCO DE SONHOS


Um dos maiores jogadores da história do futsal, Falcão é o grande ídolo da cidade. Em Jaraguá, acumulou títulos pessoais, nacionais e internacionais e atuou ao lado de jogadores mais discretos, mas não menos vencedores, como Leco. Por isso, há quem se permita sonhar em trilhar o mesmo caminho de sucesso. Esse foi um dos motivos que levou Oito Meia a deixar a equipe do Interviú, da Espanha.

O estilo facilita. O ala joga com os cabelos pintados e tem um visual que chama a atenção. Oito Meia quer continuar a história de Jaraguá e deixá-la um pouco mais colorida.
- Eu quando decidi voltar para o Brasil tinha mais dois anos de contrato na Espanha. Quando surgiu a oportunidade de vir para Jaraguá tive a proposta e pensei. Eu ia para uma cidade tão vencedora, a equipe mais vendera do Brasil. Meu pensamento era esse, voltar ao país e escrever novos capítulos dessa história. A história do Falcão, Leco, esse pessoal que passou, eu quero fazer parte de uma geração vencedora, que traga alegria para o povo de Jaraguá - imagina Oito Meia.

Pepita briga pela artilharia da Liga, mas abre mão pela conquista do título Beto Costa/CSM)
Vice-artilheiro da Liga Futsal, Pepita tem planos mais discretos. Prefere não fazer contas para ser o goleador e nem carrega o desejo de alcançar a marca individual. Deixa apenas acontecer e comemora seu bom momento na equipe. Para ele, o importante mesmo é poder levantar a taça no final da temporada.
- A gente nunca almeja a artilharia. Primeiramente é o título, mas jogo a jogo vamos conseguindo fazer os gols. Se continuar a fase boa com o título, melhor. Nosso objetivo maior é a Liga. Temos convicções de que podemos chegar à final - garante Pepita.

SANTA CATARINA VOLTA A SER POLO


Tradicional ponto do futsal no país, Santa Catarina tem cinco representantes na Liga. Além de Jaraguá, Blumenau, Concórdia, Joinville e Florianópolis disputam a competição. Representantes que elevam a força do estado e que brigam também pela ponta. Em segundo lugar, um catarinense que surpreende na competição.
Blumenau tem nove vitórias, três empates e uma derrota e disputa a posição de melhor com Jaraguá. Os outros representantes estão mais abaixo na tabela - Florianópolis é 8º, Concórdia 14º e Joinville 16º.

Grande rival de Jaraguá, Joinville faz uma campanha abaixo do esperado. Ainda assim, para Oito Meia, a presença de tantos times na Liga mostra que após um crescimento dos times de São Paulo, Santa Catarina cresce para rivalizar e tentar retomar a hegemonia.
- Santa Catarina voltou forte. Jaraguá nunca deixou, depois da geração do Falcão ficou entre os oito da liga nacional por duas vezes. Joinville também está sempre entre os quatro e ter Blumenau como uma surpresa é legal, sempre teve um time competitivo nas competições regionais, mas não ia para a Liga. Floripa está sempre brigando também e Santa Catarina volta a ser o foco do futsal. Essa ascensão do futebol paulista, ganhando as últimas ligas, deixou eles na frente, mas agora a coisa está novamente equilibrada - analisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário