sexta-feira, 8 de junho de 2012

Zacouteguy vai mudar estilo do Londrinense


Adepto da forte marcação, novo técnico não esconde preocupação com sistema defensivo
Anunciado como novo técnico do Colégio Londrinense/São Paulo/Sercomtel, o gaúcho Roberto Zacouteguy já adiantou que pretende mudar algumas coisas na forma de atuar da equipe, atual 10 colocada da Liga Futsal, com 22 pontos, e com vaga garantida na segunda fase. 

Pelas palavras, na entrevista concedida ontem à FOLHA, por telefone, o treinador de 53 anos deixa claro que quer dar à equipe um estilo ''bem gaúcho'' de atuar. ''Meus times marcam forte, pesado. Gosto de marcar pressão, com bastante movimentação, gosto também de variar em alguns momentos pivô de referência e um de movimentação'', explicou. 

Enquanto aguardava uma oportunidade de trabalho, Zacouteguy contou que acompanhou muitos jogos da Liga Futsal. Do Tricolor Londrinense, o novo treinador viu dois, contra Umuarama e Botafogo, transmitidos pelo canal de TV que detém os direitos de transmissão da competição. ''É uma equipe muito rápida, com bastante qualidade, faz bastante, mas também toma muitos gols. Acho que se a gente der uma equilibrada no sistema defensivo, a coisa melhora. Essa será uma das prioridades'', analisa o gaúcho. 

Sem muito tempo para trabalhar e implantar sua filosofia, Zacouteguy aposta no fato de já conhecer boa parte dos jogadores londrinenses para facilitar sua adaptação e receptividade com o elenco. ''Esse é um quesito que conta a nosso favor e vai ajudar muito na implantação do meu trabalho, porque vários atletas já sabem o que vou pedir e até podem ajudar a corrigir os outros'', aponta. 

Dentre os jogadores do Tricolor que já trabalharam com Zacouteguy estão o fixo Gérson e o goleiro Cris Zaparolli, que estiveram com o treinador no Atlântico de Erechim (RS), e o ala Oitomeia e o pivô Kumano, que fizeram parte do elenco do São Miguel (PR), time comandado pelo técnico gaúcho em 2011. ''Isso sem contar atletas como Diego e Darío, que já conheço de atuar contra'', lembra Zacouteguy. 

Experiente na Liga Futsal - já disputou mais de 10 edições em quase 30 anos de carreira -, o treinador acredita que pode levar a equipe além da segunda fase. ''Estou bem confiante de que podemos surpreender e brigar junto do segundo escalão, que tem São José, Atlântico, que vão brigar, na teoria, pelas três últimas vagas entre as oito''. Na segunda fase, as 16 equipes classificadas serão divididas em grupos de quatro e as duas primeiras de cada chave avançam às quartas de final. 

Zacouteguy chega a Londrina amanhã e estreia no comando da equipe na próxima segunda-feira, justamente contra o Atlântico de Erechim (RS), time pelo qual o novo comandante do Tricolor ganhou destaque no cenário do futsal nacional. No duelo de amanhã, às 18h30, no Moringão, diante do Concórdia (SC), o diretor Júlio Brevilheri ainda será o responsável por orientar a equipe no banco de reservas.

                        Oito Meia trabalhou com Zacouteguy  em 2011 em São Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário