sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pilates entra na preparação do Colégio Londrinense

Método será usado para fortalecimento de músculos e prevenção a lesões nos jogadores



Jogadores do time de futsal tiveram ontem o primeiro contato com o método

O Pilates é o novo aliado do Colégio Londrinense/São Paulo/Sercomtel para a temporada de 2012. A atividade, que envolve exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos, começou a ser praticada ontem pelos jogadores do time de futsal, com a orientação do fisioterapeuta da equipe Rodolfo Poli Mignoni.

Ele explica que o trabalho está sendo aliado às atividades de RPG e Isostrashing, que já tinham sido colocadas em prática no ano passado. ''É um trabalho bem global. O objetivo é trabalhar o fortalecimento muscular, juntando com alongamento e flexibilidade'', explica Mignoni.

De acordo com o preparador físico do time, Felipe Nunes Rabelo, o Pilates tem uma aplicação muito positiva para o futsal, uma vez que promove o fortalecimento de músculos mais profundos, como os que fazem parte da região do quadril, coluna vertebral e até mesmo do processo de respiração. Com o fortalecimento de tais músculos é possível prevenir diversos tipos de lesões, como as não traumáticas, que podem ser provocadas por movimento típicos do esporte. ''No futsal, você tem mudanças de direção muito rápidas, que às vezes provocam lesões. Com esse trabalho você previne isso. Também permite fazer ações com mudanças de direção com um gasto energético menor, evitando fazer movimentos a mais'', explica o preparador físico.

Além de melhorar a condição física dos jogadores, a prática do Pilates também promove a concentração e relaxamento. Por isso, o trabalho foi organizado de maneira que os atletas não dispersem o pensamento. ''É importante o silêncio na hora da prática, por isso as sessões são divididas em grupos de cinco atletas, assim eles fazem com mais calma, não dispersam'', ressalta Rabelo.

O ala Uhelliton, mais conhecido como ''Oito Meia'' fez parte da primeira turma de ontem e aprovou a novidade no treinamento. ''No futsal você precisa sempre estar um passo a frente e tudo o que for pra somar é bem-vindo'', afirma.

Ele acredita que a prática do Pilates deve melhorar o equilíbrio dentro de quadra. O jogador admite que alguns exercícios são difíceis, mas no final valem a pena. ''Pra quem olha de fora parece uma coisa fácil, mas alguns exercícios são bem intensos. Mas depois, na hora do descanso, você se sente bem relaxado'', encerra o jogador.

Fonte:http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1605-20120210 - 10/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário